domingo, 23 de janeiro de 2011

TURMA DE LETRAS BREVES 2010 (em 16/01/2013)



DISCIPLINA:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
CAMPUS: BREVES - UFPA
TURMA DE LETRAS 2010

 A disciplina teve inicio no dia 10/01 e término dia 16/01. As aulas aconteceram  manhã e tarde, sendo 5h aulas em cada turno e com a participação de 31 alunos. As atividades desenvolvidas durante as aulas, tiveram como foco principal capacitar os alunos a analisarem as novas tecnologias disponíveis para os processos de ensino-aprendizagem de língua materna e refletirem criticamente sobre o papel desempenhado pela tecnologia contemporânea na criação de um novo ambiente educacional, reconhecendo essas novas ferramentas como um meio eficaz no processo de ensino/aprendizagem da língua.

Pude observar que as discussões, reflexões em sala sobre as novas tecnologias disponíveis para os processos de ensino-aprendizagem de língua materna tais como blog, webquest, redes sociais e outras e as atividades práticas desenvolvida no laboratório de informática, foi um grande diferencial para os alunos do Curso de Letras. Pois levá-los a analisar e avaliar as principais características de softwares educativos que estão em consonância com os objetivos educacionais previstos pelos PCN referentes ao ensino de Língua Portuguesa, motivou-os a pensar em um planejamento integrando essas mídias em suas práticas com seus alunos.

 De modo geral, posso dizer que os alunos, os quais muitos já atuam em sala de aula,  aceitaram de forma positiva essa disciplina, pois em seus relatos ficou claro que discutir conteúdos relacionados ao papel do professor diante dessas novas tecnologias e a oportunidade de manuseio de alguns softwares só contribuiu para que percebessem que  essa tecnologia, que já faz parte de seu cotidiano e de seus alunos, pode ser uma ferramenta  em potencial para o professor no ensino da leitura e da escrita. Puderam perceber também que não basta apenas o professor ter acesso à tecnologia nem fazer uso dela, é preciso saber aplicá-la no exercício de sua prática docente. E saber aplicá-la faz-se necessário se instrumentalizar cada vez mais para utilizar essas novas tecnologias em suas aulas para, assim promover os diferentes letramentos em seus alunos.
Concluí que essa disciplina no Curso de letras só vem a contribuir para diminuir a rejeição ao uso dessas novas tecnologias que muitas vezes se dá devido à falta de conhecimento por parte dos professores sobre a forma de como utilizá-las para adquirir praticidade no processo de ensino-aprendizagem. E com esta disciplina no currículo de Letras faz com que  professor ou futuro professor sinta-se mais seguro para aderir a essas novas tecnologias em suas aulas, passando assim a consumir, incorporar em seu planejamento as tecnologias existentes na escola.

No decorrer da disciplina os alunos realizaram Pesquisa de Campo: diagnóstico de tecnologias na escola e sua utilização no ensino do Português, participaram de Oficina no laboratorio de Informática, produziram Relatório reflexivo, Jornal, Plano de atividades com conteúdos de Língua Portuguesa envolvendo  a  utilização didática de tecnologia em sala de aula e outras atividades pertinentes aos objetivos da disciplina.
Parabéns a esses alunos maravilhosos  e um grande abraço a todos. 

 VEJA MAIS FOTOS DESSE MOMENTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário