Cursos

1) CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

CONTEÚDO DO CURSO
EIXO 2
EIXO 3
ATIVIDADES
ATIVIDADES

2) CURSO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC

CONTEÚDO DO CURSO
UNIDADE  1
UNIDADE 2
UNIDADE 3
UNIDADE 4

ATIVIDADES
Atividades unidade 3
Atividades unidade 4

LEITURAS
Textos dos módulos
Texto: Formação de professores: um grande desafio

Material de Apoio
TRABALHOS COM PROJETOSOs trabalhos com Projetos invertem a lógica do Currículo definido em grades de conteúdos temáticos estanques, induzindo o professor a colocar em jogo as problemáticas que permeiam o cotidiano. As questões e os conceitos do senso comum que emergem no diálogo com o aluno são então transformados em questões e temas a serem investigados por meio de projetos. Porém, no trabalho com projetos há de se ir além da superação de desafios, buscando desvelar e formalizar os conceitos implícitos no desenvolvimento do trabalho para que se estabeleça o ciclo da produção do conhecimento científico que vai tecendo o currículo na ação.
Portanto, é fundamental que o professor compreenda as potencialidades, as implicações e as exigências do desenvolvimento de projetos em sala de aula, nos quais os alunos são sujeitos ativos da aprendizagem, procurando propor estratégias e reflexões que contemplem a autoria dos alunos e preservem a função essencial da escola: o desenvolvimento da autonomia do ser humano, a produção de conhecimentos e a construção da cidadania. A concepção educacional norteadora da incorporação das TIC na sala de aula, que fundamenta nossos estudos nesta Unidade 4, enfatiza a compreensão e a reconstrução do conhecimento para a busca de alternativas às problemáticas contextuais e a transformação da realidade, de modo que se propicie a aprendizagem mobilizadora das dimensões cognitiva, social e afetiva dos alunos. Portanto, os trabalhos com projetos não se restringem ao espaço delimitado pelas fronteiras disciplinares, tampouco pode ser considerado como agregado a uma única disciplina ou se direcione ao estudo de tecnologias em si mesma. Da mesma forma que não se restringem aos limites disciplinares, nossos temas de estudo, nesta Unidade, focam concepções e práticas pedagógicas que se apoiam e integram distintas mídias e fontes de informação, tais como livros, vídeos, revistas, jornais, publicações na Internet, contatos via e-mail, uso de enciclopédia em CD-ROM, software de referência, programas televisivos e muitos outros que vão se agregando a cada nova descoberta tecnológica.

Para ampliar o tema e produzir reflexões sobre o assunto faça leitura dos  textos abaixo que se encontram no material do curso.

•Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI – pág. 133


•Por quê o computador na educação? – pág. 136

•Projeto Pedagógico: pano de fundo para escolha de um software educacional– pág. 151

•Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática – pág. 165

•As múltiplas formas do aprender– pág. 170

•Blog, wiki e mapas conceituais digitais no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental–pág. 174

•Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo – pág. 183

•Pedagogias de projetos: fundamentos e implicações – pág. 187

•A tecnologia é uma estratégia – pág. 193

Nenhum comentário:

Postar um comentário